Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Supremo Tribunal Federal marca para o mês que vem votação sobre Desaposentação

Publicado por Ligia Martins
há 8 anos

A nova presidente do STF ministra Carmen Lúcia, marcou para o dia 26 de outubro a retomada da votação sobre a troca da aposentadoria, iniciada em 2014 e interrompida, na ocasião, a pedido da ministra Rosa Weber.

A chamada desaposentação envolve o direito do aposentado que trabalha aumentar o seu beneficio com base nas contribuições feitas após a aposentadoria.

Para especialistas, existe o risco de as afirmações do governo sobre o rombo da Previdência (cerca de R$ 150 bilhões, neste ano) influenciarem o voto de Ministros.

No pior cenário para os trabalhadores aposentados, o STF negaria a chamada desaposentação e ainda autorizaria o INSS a cobrar a devolução dos valores recebidos por que conseguiu revisar a renda mensal com base em decisões provisórias na Justiça.

“Seria o pior dos mundos”, disse a Advogada Adriane Bramante, vice-presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário). “Apesar das dificuldades, acreditamos na vitória da desaposentação, completou.

Porém, não está garantido que a votação vai ocorrer realmente em 26 de outubro. O atraso e até uma nova suspensão da retomada do julgamento da desaposentação não estão descartados.

Até a data da votação, os ministros do STF deverão analisar mais de 50 temas, sendo que 15 deles têm repercussão geral, ou seja, influenciam outras ações, e podem empurrar para frente outros julgamentos.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/09/1816066-supremo-marca-paraomes-que-vem-votacao-sobre-...

  • Sobre o autorAdvogada formada em 2009 e Pós-graduada em Direito Civil e Consumidor.
  • Publicações26
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações256
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/supremo-tribunal-federal-marca-para-o-mes-que-vem-votacao-sobre-desaposentacao/387390146

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)